segunda-feira, 4 de abril de 2011

10 Mitos e Verdades sobre Cabelos.

Oiii, hj eu vim falar sobre alguns Mitos e outras Verdades:



1. Escova progressiva prejudica o cabelo
Verdade:
O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteína dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho, explica Maurício Pupo. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. Everton de Freitas lembra que a Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios, mas tranqüiliza: Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

2. Tinturas causam queda
Mito:
Maurício garante que não. As tinturas agem apenas nos fios, não nas raízes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo). Marcella Delcourt concorda e acrescenta: Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. Para os alérgicos, existem colorações sem corante sintético, que têm menos quantidade de amônia.

3. É proibido lavar o cabelo todo dia
Mito:
Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborréia, explica Érika. E Marcella ensina que o ideal é fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e diz, também, que cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus específicos e sem massagens excessivas, para não estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborréia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios, explica Érika. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC, completa Maurício. 

5. É necessário usar xampu anti-resíduos
Verdade: Everton diz que, se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Maurício concorda, e aconselha até para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação. Marcela indica esse produto uma vez por semana ou a cada 15 dias.

6. Cabelos descoloridos ficam mais frágeis
Verdade:
No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados, diz Érika, que recorda o básico: Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Marcella fala mais: Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixá-los ainda mais fracos.

7. Cortar as pontinhas com freqüência dá força ao cabelo
Mito:
De maneira alguma, afirma Maurício Pupo. Dependendo do corte, pode até afetar a raiz. Marcella acha o mesmo: Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centímetro por mês, aparando as pontas ou não.

8. É bom usar ampolas de vitaminas no xampu
Mito:
Érika Voltan avisa que não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas. Marcella completa: O ideal é uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

9. É preciso fazer máscaras semanais
Em termos:
Não é obrigatório, mas, os quatro profissionais aprovam a idéia. Érika e Maurício dizem que depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecados, sim, diz a dermatologista. Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as máscaras são uma excelente alternativa, avalia o professor.

10. Chapéus prejudicam o cabelo
Verdade:
Usá-los com os cabelos molhados pode causar seborréia, de acordo com Érika Voltan. Maurício alerta ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo úmido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear vários problemas. Para piorar, alguns chapéus, se forem apertados, podem agredir as raízes


Bjkas...
Fonte

Um comentário:

  1. oie flor
    obrigado pela visita no blog
    ja to te seguindo tbm

    http://estilodeunha.blogspot.com/

    ResponderExcluir